Mensagem do conselho de administração
A AGIT (Agência para a Gestão do Sistema Intermodal da Região de Coimbra) iniciou a sua atividade formal em dezembro de 2024. Criada pela CIM Região de Coimbra e pelo Município de Coimbra, a agência visa revolucionar a mobilidade regional, elevando-a aos padrões europeus através de um sistema eficiente, moderno e sustentável.
Temos como Objetivos Estratégicos e Operacionais:
Integração Total: Coordenação de um tarifário único e bilhética intermodal que abrange os 19 municípios da região, integrando operadores como SMTUC, Metro Mondego, CP e concessionários rodoviários.
Inovação e Informação: Implementação de sistemas de pagamento de última geração e disponibilização de informação aos passageiros em tempo real.
MetroBus: Complemento à modernização das redes atuais através do Sistema de Mobilidade do Mondego, focado na fiabilidade e em baixas emissões.
Sustentabilidade: Foco na descarbonização e na criação de uma rede que permite atravessar a região — da Serra da Estrela ao Atlântico — com um só título de transporte.
Perspetivas para 2026:
O ano de 2026 marcará o início da interoperabilidade total, um marco inédito em Portugal bem como a consolidação das infraestruturas tecnológicas e operacionais necessárias para responder ao aumento da procura, garantindo uma gestão financeira e ambientalmente responsável.
Missão
Representar e articular os interesses dos diferentes stakeholders intervenientes no processo, criando uma rotina de comunicação e estimulando a cooperação entre envolvidos;
Criação de um sistema de informação, partilha e comunicação entre todos os envolvidos;
Assegurar a compatibilidade tecnológica dos sistemas de bilhética instalados em cada um dos operadores;
Criação e manutenção da plataforma tecnológica de integração tarifária e de bilhética única e compatível com todos os operadores;
Garantir a segurança de todas as transações de validação e venda, tornando o processo fiável e confiável, adequado a um ambiente multioperador;
Assegurar a compatibilidade tecnológica dos canais globais de venda de títulos de transporte (rede de revendedores, ATM, vendas através da internet);
Definição do modelo de repartição da receita e gestão da mesma;
Repartir pelos operadores a receita resultante da venda dos títulos de transporte;
Capacidade de envolver novos operadores após justificada a sua inclusão;
Promover a própria intermodalidade, através do desenvolvimento de atividades de interesse mútuo das autoridades de transporte, visando sempre incrementar a atratividade e a procura de transporte público.
Objecto social
A AGIT, tem por objeto social o desenvolvimento, a implementação e a gestão de um sistema de títulos e tarifários intermodal integrado para os operadores do serviço público de transporte de passageiros da área geográfica da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, bem como a comercialização de títulos de transporte integrados nesse sistema.
Para além das atividades previstas no número anterior, constitui ainda objeto social da AGIT, E.I.M., S.A., prosseguir quaisquer outras atividades complementares ou subsidiárias do objeto principal, relativas, designadamente, à exploração comercial dos ativos tangíveis e intangíveis da empresa.
ACIONISTAS
São acionistas da AGIT:

A CIM Região de Coimbra (Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra) é uma entidade pública que agrega 19 municípios do centro de Portugal, sendo a comunidade intermunicipal com o maior número de concelhos no país.

A CMC (Câmara Municipal de Coimbra) é o órgão executivo do município e tem como missão gerir o dia a dia da cidade e do concelho, promovendo o desenvolvimento económico, social e cultural.